Consimares apresenta projeto de Cidades Inteligentes voltado para resíduos
Evento ocorre em Nova Odessa no dia 9 de outubro através da Fundação Nacional de Saúde
Chegou o momento de tirar do papel a solução para a gestão de resíduos sólidos nas cidades. Para isso, o Consimares (Consórcio Intermunicipal de Manejo de Resíduos Sólidos) e a Funasa (Fundação Nacional de Saúde), do Ministério da Saúde, pretendem reunir 30 municípios da região no dia 9 de outubro, no Instituto de Zootecnia (IZ) de Nova Odessa, quando será apresentado o projeto de “Cidades Inteligentes”, propondo soluções para os principais problemas envolvendo os resíduos sólidos.
O Consimares discutiu a realização do evento em reunião ocorrida na Prefeitura de Elias Fausto nesta segunda-feira, dia 18. Presidente do Consimares, o prefeito de Nova Odessa, Benjamim Bill Vieira de Souza, se encontrou com os prefeitos de Sumaré, Luiz Alfredo Dalben, de Santa Bárbara d’Oeste, Denis Andia, e de Elias Fausto, Maurício Baroni, além de representantes dos demais municípios.
Na pauta também estiveram assuntos como o reconhecimento do Consimares pela Assemae (Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento), a ampliação da finalidade do Consórcio, a aprovação de projetos de lei instituindo nos municípios a Política Municipal de Resíduos Sólidos, além da criação do Museu de Eletroeletrônicos e a destinação de sofás e colchões recolhidos nas cidades.
Um dos principais temas debatidos pelos membros do Consimares foi a realização de mutirões de descarte de resíduos eletroeletrônicos, como os ocorridos em Nova Odessa (26/8) e Sumaré (16/9). A iniciativa, realizada em parceria com a iniciativa privada, terá as próximas edições nas cidades de Santa Bárbara d’Oeste (21/10), Monte Mor (28/10), Capivari (11/11) e Elias Fausto (25/11).
SOLUÇÕES
O movimento “Cidades Inteligentes” auxilia Prefeituras na identificação dos problemas prioritários, trazendo estudos que contêm toda a análise e os diagnósticos necessários. Em seguida, desenvolvem os projetos com a melhor solução encontrada. Por fim, acompanham a viabilização do interesse de empresas para a execução das soluções nas respectivas cidades.
Através de exibição tecnológica será discutido o futuro das cidades, abordando como tema central a destinação de resíduos sólidos. “Para os municípios resolverem problemas com inovação e criatividade, mesmo na escassez de recursos”, destaca o presidente do Consimares. “A sustentabilidade é o caminho ideal. Para as cidades é a forma mais adequada, moderna e eficiente de gestão pública”, acrescenta Bill.
Na oportunidade, será discutida também a adesão de mais municípios ao Consimares, que possui hoje sete membros (Santa Bárbara d’Oeste, Nova Odessa, Sumaré, Hortolândia, Monte Mor, Capivari e Elias Fausto). “É necessário trazer mais cidades, para de modo consorciado buscar as soluções conjuntas para o desafio do manejo e destinação correta de resíduos sólidos”, completa o Prefeito Bill.
O evento será realizado no Instituto de Zootecnia de Nova Odessa das 8h30 às 14h, destinado a prefeitos, gestores e empresários. O Consimares apresentará projeto que se adequa à realidade da região, de modo simples, eficiente e de baixo custo. Para confirmar presença, ou obter mais informações, os interessados devem acessar o link do site do Movimento ‘Cidades Inteligentes’ – ci.eco.br/inscricao.
COMENTÁRIOS